
O Exercício VIKING é a maior simulação sobre operações multidimensionais do mundo. Foi criado em 1999, em uma parceria Suécia/EUA e, desde então, já passou por 8 edições e contínuos aperfeiçoamentos. A última edição, realizada em 2018, contou com cerca de 2.500 profissionais militares, policiais e civis de 60 nacionalidades. Para ler artigos e análises e, assim, saber mais sobre o Viking 2018, clique aqui.
Para o Viking 22, as simulações ocorrerão de maneira a treinar a aplicação de regras/princípios, doutrinas e mandatos de três organismos internacionais: a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a União Europeia (UE). O cenário é complexo o ambiente no terreno é altamente volátil, e ali serão simuladas situações muito semelhantes às encontradas na vida real, com a exploração meticulosa de temas atuais, como proteção de civis, violência sexual relacionada a conflitos, negociações de alto nível, segurança de campos de deslocados/refugiados, ataques a comboios, etc. (o resumo do cenário está neste vídeo).
A audiência de treinamento é integrada por militares, policiais e civis, que atuam em dois níveis:
- O nível operacional inclui as autoridades máximas das três organizações simuladas. No caso da ONU, que está no escopo do jogo no Brasil, isso engloba os senior mission leaders, ou seja, o Representante Especial do Secretário Geral (RESG) e seus Deputies, o Force Commander e o Police Commissioner. Os jogadores e mentores que atuam neste nível da simulação estarão fisicamente na Suécia;
- O nível tático inclui, para a missão da ONU, os escritórios regionais dentro e fora da missão de paz, e Sector HQ. Os jogadores e mentores que atuam neste nível da simulação estarão fisicamente nos chamados “sites remotos”, que é o caso do Brasil.

Pela segunda vez consecutiva, o Brasil foi convidado a participar do Exercício VIKING, especificamente para assumir a coordenação do jogo em um dos sites remotos (agora designado Site Brazil), que sediará o Setor 2 da fictícia “UN Mission in Midland” (UNMIM). O Setor 2 será integrado por jogadores militares (nível “Sector HQ”), policiais (nível “UNPOL Regional Office + FPU) e civis (nível “head of the Regional Office” e “chefia de seções” dentro e fora da UNMIM).

Para garantir que o Exercício Viking 2022 transcorra da melhor maneira possível, o planejamento e a condução da simulação no Site Brazil estão sob a Direção Geral do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Exército Brasileiro, em alinhamento com o Ministério da Defesa e com o apoio do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).
Desde agosto de 2021, a Direção Geral do Exercício também conta com a parceria de um policial militar e de uma equipe de especialistas civis; e é neste contexto que entra a REBRAPAZ. O nosso GT5, sob a coordenação da Dra Eduarda Hamann, executa um projeto exclusivamente destinado a apoiar o Site Brazil do Viking 22 pelo lado civil. Assim, a equipe da REBRAPAZ vem trabalhando no âmbito do planejamento integrado do Exercício, pelo lado civil, e tem, sob sua responsabilidade, as funções de selecionar/preparar jogadores e mentores civis e de elaborar e controlar os incidentes que envolvam civis e/ou que sejam integrados (e que foram elaborados também com militares e policiais). Trata-se de uma oportunidade ímpar para a REBRAPAZ, que faz história e contribui para a integração real entre civis, militares e policiais que trabalham com operações de paz no Brasil.
O Viking 22 será realizado entre 31 de março e 07 de abril de 2022.
RECURSOS RELEVANTES (sites, artigos e notícias):
VIKING 2022
Resumo do cenário do Viking 2022: vídeo
Ministério da Defesa (09/12/2021): “Seminário sobre o Exercício Viking 2022“
Exército (25/11/2021): “Centro de Operações de Paz participa de planejamento do exercício internacional ‘Viking 2022’“
CCOPAB (22/11/2021): “CCOPAB participa de workshop do Exercício Viking 2022“
Ministério da Defesa (01/10/2021) – “Viking 22: Ministério da Defesa do Brasil e da Suécia planejam Exercício que prepara para missões de paz“
VIKING 2018
Folke Bernadotte Academy (s/d): “Viking – for cooperation in international peace operations“
Folke Bernadotte Academy (s/d): “Welcome to Viking 2018 – let the games begin“
Swedish Armed Forces (s/d): “Viking 2018“
Exército Brasileiro / Exército Notícias (s/d): “Exercício Viking 2018 – maior simulação de missões de paz do mundo”
Comando de Operações Terrestres (COTER/EB) (s/d): “Exercício Viking 2018“
Taciana Moury / Diálogos America (21/05/2018): “Largest Simulated Peacekeeping Mission Exercise Held in Brazil“.
Henrique Garbino / Pax et Bellum (09/05/2018): “Gender mainstreaming in peace operations: NCGM in Exercise Viking 18“.
Roberto Caiafa / Tecnologia e Defesa (03/05/2018) – “Viking Exercise 2018 – Brazil Site (Análise)“
Exército Brasileiro / “Exército Notícias” (03/05/2018): “Exercício Viking 2018 – maior simulação de missões de paz do mundo“
Roberto Caiafa / Tecnologia e Defesa (27/04/2018): “United Colors of Viking 2018“
Eduarda Hamann / eBlog (26/04/2018): “Brasil sedia mega-simulação internacional sobre operações de paz“
Exército Brasileiro (24/04/2018): “Brasil é 1o país fora da Europa a sediar Exercício, estreitando relações com as Forças Armadas da Suécia“
TV Brasil (19/04/2018): “Brasil é sede e participa do maior treinamento militar simulado do mundo“
DefesaNet: (16/04/2018): “Exército Brasileiro sedia exercício de simulação virtual com a Suécia“
4C Strategies (s/d) – “Complex Distributed Computer Assisted Exercises – Exercise Viking18“