VIKING 2022

O Exercício VIKING é a maior simulação sobre operações multidimensionais do mundo. Foi criado em 1999, em uma parceria Suécia/EUA e, desde então, já passou por 8 edições e contínuos aperfeiçoamentos. A última edição, realizada em 2018, contou com cerca de 2.500 profissionais militares, policiais e civis de 60 nacionalidades. Para saber mais sobre o Viking 2018, clique aqui.

Para o Viking 2022, as simulações ocorrerão de maneira a treinar a aplicação de regras/princípios, doutrinas e mandatos de três organismos internacionais: Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e da União Europeia (UE). O cenário é complexo o ambiente no terreno é altamente volátil, e ali serão simuladas situações muito semelhantes às encontradas na vida real, com a exploração meticulosa de temas atuais, como proteção de civis, violência sexual relacionada a conflitos, negociações de alto nível, segurança de campos de deslocados, ataques a comboios, etc. (o resumo do cenário está neste vídeo).

A audiência de treinamento é integrada por militares, policiais e civis, que atuam em dois níveis:

  • O nível operacional inclui os senior mission leaders – no caso da missão da ONU, isto engloba o Representante Especial do Secretário Geral (RESG) e seus Deputies, o Force Commander e o Police Commissioner. Este nível participa da simulação desde a Suécia;
  • O nível tático inclui, para a missão da ONU, os chefes dos escritórios regionais (civis, dentro e fora da missão) e os comandantes de setores (sector commander). Este nível participa da simulação nos sites remotos.

Pela segunda vez consecutiva, o Brasil foi convidado para participar do VIKING, atuando na coordenação de um dos sites remotos (Site Brazil), que sediará o Setor 2 da fictícia “UN Mission in Midland” (UNMIM). O Setor 2 será integrado por jogadores militares (nível “Sector HQ”), policiais (nível “UNPOL Regional Office + FPU) e civis (nível “chefia de seções” para civis de dentro da UNMIM e no nível “head of the Regional Office” e também para civis de fora da UNMIM, como o CICV, incluindo civis do UNCT de Midland, como UNHCR e OCHA).

Para garantir que o Exercício Viking 2022 transcorra da melhor maneira possível, o planejamento e a condução da simulação no Site Brazil estão sob a Direção Geral do Comando de Operações Terrestre (COTER), do Exército Brasileiro, em alinhamento com o Ministério da Defesa e com o apoio do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Desde o segundo semestre de 2021, a Direção Geral do Exercício também conta com a parceria de um policial militar e de uma equipe de especialistas civis. E é neste contexto que entra a REBRAPAZ – o seu GT5 tem agora um projeto exclusivamente destinado a apoiar o Site Brazil do Viking 2022 pelo lado civil. Assim, desde setembro de 2021, o GT5 trabalha no âmbito do planejamento integrado do Exercício, pelo lado civil, e tem, sob sua responsabilidade, as funções de selecionar/preparar jogadores e mentores civis e de elaborar incidentes que envolvam civis ou que sejam integrados (neste caso, elaborados de maneira integrada com militares e policiais).

O Viking 2022 será realizado em Brasília, entre 31 de março e 07 de abril de 2022.


RECURSOS RELEVANTES (sites, artigos e notícias):

VIKING 2022

Resumo do cenário do Viking2022 (vídeo)

Ministério da Defesa (09/12/2021): “Seminário sobre o Exercício Viking 2022

Exército (25/11/2021): “Centro de Operações de Paz participa de planejamento do exercício internacional ‘Viking 2022’

CCOPAB (22/11/2021): “CCOPAB participa de workshop do Exercício Viking 2022

Ministério da Defesa (01/10/2021) – “Viking 22: Ministério da Defesa do Brasil e da Suécia planejam Exercício que prepara para missões de paz

VIKING 2018

Folke Bernadotte Academy: “Viking – for cooperation in international peace operations

Folke Bernadotte Academy: “Welcome to Viking 2018 – let the game begin

Swedish Armed Forces: “Viking 2018

Exército Brasileiro / Exército Notícias (vídeo): “Exercício Viking 2018 – maior simulação de missões de paz do mundo

Comando de Operações Terrestres (COTER/EB): “Exercício Viking 2018

Roberto Caiafa / Tecnologia e Defesa (03/05/2018) – “Viking Exercise 2018 – Brazil Site (Análise)

Eduarda Hamann / eBlog (26/04/2018): “Brasil sedia mega-simulação internacional sobre operações de paz

Henrique Garbino / Pax et Bellum (09/05/2018): “Gender mainstreaming in peace operations: NCGM in Exercise Viking 18“.

DefesaNet: (16/04/2018): “Exército Brasileiro sedia exercício de simulação virtual com a Suécia

4C Strategies – “Complex Distributed Computer Assisted Exercises – Exercise Viking18