Eventos 2019

27 de junho – III Encontro Anual da REBRAPAZ

No dia 27 de junho, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), ocorreu o III Encontro Anual da REBRAPAZ, cujo tema foi “ACTION FOR PEACEKEEPING – A4P”. A abertura do evento foi realizada pela Dra Eduarda Hamann,  do Instituto Igarapé, Coordenadora da REBRAPAZ, e pelo Comandante do CCOPAB, Cel Marco Antônio Estevão Machado.

O evento foi organizado em 4 painéis, com apresentações de especialistas e pesquisadores da Rede. Os temas abordados foram: proteção de civis, capacidades e performance , uso da força e mulheres, paz e segurança. 

Destacamos ainda a presença de representantes do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, além da participação, por videoconferência, do General Elias Rodrigues Martins Filho, Force Commander da MONUSCO.

Saiba mais: Clique aqui

foto_oficial_REBRAPAZ_2019

Crédito: Comunicação Social do CCOPAB

 

26 de junho – III Reunião de Trabalho e Seminário de Pesquisa da REBRAPAZ

No dia 26 de junho ocorreu A III Reunião de Trabalho e Seminário de Pesquisa da REBRAPAZ, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Após a abertura, proferida pela Dra. Eduarda Hamann (Instituto Igarapé), coordenadora da REBRAPAZ, e pelo Cel Marco Antônio Estevão Machado, do CCOPAB, ocorreu o Seminário de Pesquisas sobre Operações de Paz, coordenado pela Professora Karla Pinhel, do UniCuritiba. Em seguida, ocorreram as reuniões de trabalho e de planejamento dos GTs e do Comitê Executivo. 

26-jun-abertura-REBRAPAZ

 

31 de maio – Comemoração do Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas 

No dia 31 de maio, no Salão de Leitura do Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, ocorreu evento em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas, celebrado no dia 29 de maio.

O evento foi uma parceria entre o Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).

Da ocasião participaram diversos representantes de instituições parceiras da REBRAPAZ. Destacamos ainda a participação da tenente coronel Andrea Firmo, ex-observadora militar na Missão da ONU no Saara Ocidental; e da capitão de corveta da Marinha do Brasil Márcia Braga, vencedora do prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU.

Saiba mais: Clique aqui