Estatísticas

A ONU começou a mapear e produzir dados sobre SEA em operações de paz em 2006. Desde 2008, existe um sistema, hoje chamado de Case Management Tracking System (CMTS), que facilita o acompanhamento dos casos e a comunicação dentro do Sistema ONU, inclusive entre os QGs e as missões no terreno.

O site Conduct in UN Field Missions / SEA disponibiliza o acesso a milhares de dados, coletados a partir de 2008 e organizados em gráficos prontos, ou dados a serem coletados de maneira personalizada (pesquisa interativa).

Todas as ALEGAÇÕES de exploração e abuso sexual, assim que são reportadas, dão início algum processo de INVESTIGAÇÃO e, se confirmadas, levam a AÇÕES por parte da ONU e/ou dos Estados-membros. Algumas das principais estatísticas de cada etapa foram trazidas para esta página.

O gráfico abaixo contém o TOTAL de ALEGAÇÕES de SEA por ano (o ano se refere à data em que são reportadas, e não à data do fato):

As ALEGAÇÕES são categorizadas por TIPO, ou seja, se foram “abuso”, “exploração” ou “abuso e exploração”:

As ALEGAÇÕES também podem ser categorizadas a partir da CATEGORIA DE PESSOAL que teria eventualmente perpretado o ato:

O gráfico abaixo demonstra o andamento de TODAS as INVESTIGAÇÕES, atualizado até fev.2024:

O gráfico a seguir demonstra a categorização das investigações a partir da ENTIDADE RESPONSÁVEL por sua condução, indicando o andamento e o resultado alcançado até fev.2024:

O gráfico a seguir evidencia o andamento e o resultado das investigações, desagregados por ano e POR MISSÃO NA QUAL TEVE ORIGEM A ALEGAÇÃO:

O gráfico abaixo consolida as ações adotadas pelos Estados-membros e pela ONU com relação a ALEGAÇÕES SUBSTANCIAIS envolvendo PEACEKEEPERS MILITARES E/OU POLICIAIS (UNIFORMIZADOS). Cabe notar que duas ações diferentes podem ser adotadas com relação ao mesmo indivíduo (ex.: expulsão do serviço ativo e detenção).

O gráfico abaixo consolida as ações adotadas pelos Estados-membros e pela ONU com relação a ALEGAÇÕES SUBSTANCIAIS envolvendo PEACEKEEPERS CIVIS. Cabe notar que duas ações diferentes podem ser adotadas com relação ao mesmo indivíduo (ex.: expulsão do serviço e multa).

Segue uma planilha de Excel com todos os dados brutos, coletados a partir de JAN2015.


Fontes:
https://conduct.unmissions.org/data

https://conduct.unmissions.org/sea-data-introduction (os prints deste site e a planilha do Excel foram retirados da página constante no link ao lado)