Resumo
O desarmamento humanitário busca prevenir e remediar o sofrimento humano causado pelo uso de armas, incluindo tanto seus efeitos físicos e psicológicos sobre o indivíduo, como o impacto coletivo e danos ambientais. Dessa forma, o foco do GT2 inclui operações de paz e também vai além delas.
No contexto das operações de paz das Nações Unidas, o GT2 se interessa especialmente pelo apoio a programas de ação contra minas; a gestão de riscos relacionados a minas terrestres, restos explosivos de guerra, e artefatos explosivos improvisados; e a gestão e uso de armas e munições por tropas em operações de paz. O GT2 também tem particular interesse em missões de desminagem humanitária, como aquelas desdobradas pela Organização dos Estados Americanos.
Além das operações de paz, o GT2 foca no desenvolvimento e implementação de normas voltadas ao controle de armas consideradas indiscriminadas ou desumanas por natureza ou problemáticas devido à forma de uso, comércio e proliferação ou seus efeitos prolongados. Essas armas incluem minas terrestres, munições cluster, armas incendiárias, armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, entre outras.
Objetivos
Objetivo principal
Contribuir para a conscientização, no Brasil e entre brasileiros, sobre desarmamento humanitário, sobretudo no contexto das operações de paz e missões de desminagem humanitária.
Objetivos secundários
- Produzir material analítico sobre desarmamento humanitário com foco nos desdobramentos relevantes para as operações de paz e/ou para o Brasil.
- Apoiar a produção de pesquisa acadêmica e profissional, incluindo graduação e pos-graduação, com assessoramento especializado e parcerias.
- Realizar e apoiar eventos para compartilhar experiências, resultados de pesquisas e outros assuntos relacionados ao desarmamento humanitário.
Coordenação / Contato
Henrique Garbino (henrique.garbino@fhs.se, +46 76 567 8038)
(atualizado em mar/2023)