Outros eventos

2019

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello – sediou, no dia 29 de maio, a cerimônia do “Dia Internacional dos Peacekeepers”.  

Saiba mais: Clique aqui

dia peacekeepers maio19 021

Crédito: Comunicação Social do CCOPAB

 


No dia 27 de maio,  no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília-DF, ocorreu evento em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers, coordenado pela Marinha.

Saiba mais: Clique aqui

Crédito: Comunicação Social da Marinha do Brasil

Entre os dias 7 e 9 de maio, o Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, instituição parceira da REBRAPAZ, participou da semana acadêmica de Relações Internacionais da UNICURITIBA. Na ocasião, o Cel Machado realizou uma palestra sobre “ As Operações de Paz como ferramenta para solução de conflitos” para alunos dos cursos de Relações Internacionais e de Direito.

Saiba mais: Clique aqui


No dia 13 de março, teve início o 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) – Rio de Janeiro/RJ. Esse evento teve sua primeira edição em 2018 e tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre operações de paz entre o público feminino militar da Marinha do Brasil (MB), bem como incentivar e prover a preparação básica para a participação feminina em tais missões. O estágio contou também com estudantes de Relações Internacionais de instituições parceiras da REBRAPAZ, como PUC-Rio e UFF, além de palestra do diretor do UNIC-Rio, também instituição parceira da Rede.

Saiba mais: Clique aqui


2018

No dia 5 de dezembro de 2018, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro, ocorreu o 1º Estágio de Operações de Paz para Mulheres. Iniciativa da Marinha do Brasil em parceria com o UNIC Rio, o estágio visa estimular a participação das mulheres em missões de paz, em concordância com os esforços das Nações Unidas de obter, até 2020, ao menos 15% do efetivo feminino nessas operações. O evento contou com representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e de instituições de ensino superior parceiras: PUC-Rio, UFF e UFRJ.

Saiba mais: Clique aqui 


No dia 9 de Novembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e o Instituto Igarapé, ambos parceiros da REBRAPAZ, estiveram presentes no Instituto Rio Branco, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores, ministrando palestra para os alunos do Curso de Formação de Diplomatas. A ocasião contou com presença da Dra. Eduarda Hamann, representante do Instituto Igarapé e coordenadora da REBRAPAZ.

Saiba mais: Clique aqui


Entre os dias 7 e 9 de novembro, ocorreu o III Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (III EBEP), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento foi organizado pela Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), que reuniu, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadores nas áreas de Estudos de Paz, Resolução e Transformação de Conflitos e Relações Internacionais. Na ocasião, pesquisadores de diversas instituições parceiras da RERAPAZ estiveram presentes apresentando suas pesquisas.

 

Saiba mais: Clique aqui


Nos dias 27 e 28 de setembro de 2018, a Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) promoveu o 4º Seminário de Relações Internacionais, realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), campus Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Durante o Seminário, pesquisadores das seguintes instituições parceiras da REBRAPAZ estiveram presentes debatendo temas relacionados à segurança internacional e às operações de paz:

  • Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF);
  • Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio);
  • Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Conflitos Internacionais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (GEPCI/UNESP);
  • Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA);
  • Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI/USP);

Confira o site do evento (clique aqui)


Entre os dias 3 e 5 de setembro de 2018, ocorreu o 10º ENABED – Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, realizado na Universidade de São Paulo. Durante o encontro, o tema das operações de paz foi amplamente debatido nos seguintes painéis e mesa redonda:

  • Sessão 02 – Painel 01 – Relações de gênero e participação feminina em operações de paz e em conflitos armados
  • Sessão 02 – Painel 02 – Missões de paz e segurança humana
  • Sessão 02 – Painel 06 – Operações de paz, forças militares e policiais, prevenção de conflitos
  • Mesa Redonda 8 – Estudos para a paz e resolução de conflitos

Estiveram presentes nas referidas mesas pesquisadores dos seguintes parceiros da REBRAPAZ :

  • Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (NUPRI/USP)
  • Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Conflitos Internacionais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (GEPCI/UNESP)
  • Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF)
  •  Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio)

Saiba mais sobre o evento no site (Clique aqui)


No dia 22 de Agosto, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, ocorreu o simpósio “O Brasil e o processo de participação em missões de paz sob a égide da ONU”. O evento realizado reuniu membros das Forças Armadas e acadêmicos para debater a participação brasileira em operações de paz.

Saiba mais: Clique aqui


Em 9 de Julho de 2018 ocorreu o Seminário “The Global South and Peace Operations”, evento organizado pelo IRI/PUC-Rio em parceria com GSUM, MAPI, CAPES, NOREF e com a Embaixadado Canadá no Brasil, contou com a contribuição de pesquisadores preocupados com a forma com que os Estados do Sul Global se inserem em debates sobre processos de paz e de peacebuilding.

Saiba mais: Clique aqui


2017

Nos dias 28 e 29 de Novembro de 2017, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), localizado no Rio de Janeiro, ocorreu o Seminário Internacional “13 Anos do Brasil na MINUSTAH: Lições Aprendidas e Novas Perspectivas”. O evento marcou o término da participação brasileira na missão de paz no Haiti e contou com a participação de pesquisadores de diversos parceiros da REBRAPAZ.

Saiba mais: Clique aqui


O pesquisador da REBRAPAZ, prof Dr Sergio Aguilar, da UNESP, participou dos seguintes eventos:

  • 10º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – USP – São Paulo.
  • 12th Pan-European Conference on International Relations – Praga – República Tcheca.
  • 25th Word Congress of Political Science- Brisbaine – Austrália.
  • 59th International Studies Association Annual Convention – San Francisco – EUA
  • Workshop Peace Operations and Peace Agreements: experiences from the Global South – Rio de Janeiro – RJ
  • XIX ISA Word Congress of Sociology – Toronto – Canadá