GT5. Civis em operações de paz / civilians in peace operations

Objetivo estratégico do GT5:

Fomentar a sensibilização/conscientização, no Brasil e entre brasileiros, sobre o trabalho de civis no sistema de paz e segurança da ONU, sobretudo com relação às operações de paz.

Projetos em andamento (2021 – 2022):

1. Exercício Viking 2022

Objetivos: (i) fomentar a integração entre os componentes militar, policial e civil; (ii) apoiar o treinamento de pessoal uniformizado brasileiros e de nações amigas para operações de paz; e (iii) reforçar/desenvolver habilidades de especialistas civis em diferentes níveis da carreira.

Descrição: Trata-se de participação inédita de civis brasileiros no maior exercício multidimensional de operações de paz do mundo. Pela segunda vez em mais de 20 anos, o Brasil é um dos países selecionados para a realização do Exercício que, aqui, será coordenado pelo Comando de Operações Terrestres (COTer), do Exército Brasileiro.

O engajamento da REBRAPAZ se dá por meio do GT5, por meio de quatro linhas de ação: (i) apoiar a coordenação do Exercício (com planejamento integrado e na própria condução integrada do Exercício); (ii) apoiar o pre-deployment training (conjuntos e só para civis); (iii) apoiar a elaboração de incidentes (conjuntos e só para civis); e (iv) identificar e selecionar jogadores para as diversas funções civis.

O Exercício Viking 2022 será realizado entre os dias 31 de março e 07 de abril de 2022, em Brasília e em outras capitais, e será oferecido um pre-deployment training nos dias 28, 29 e 30 de março.

2. Mini-curso sobre processo seletivo das Nações Unidas

Objetivo: (i) divulgar conhecimento especializado; e (ii) aumentar as chances de ingresso no sistema de paz e segurança da ONU.

Descrição: Trata-se de mini-curso de 6h de duração com três módulos, a ser ofertado em três dias consecutivos (quinta, sexta e sábado). Os módulos são os seguintes: (i) Introdução às carreiras do Sistema ONU; (ii) Processo seletivo do Secretariado das Nações Unidas; e (iii) Preparação para a entrevista baseada em competências. Será realizado no primeiro semestre de 2022.

Histórico e equipe

O Grupo de Trabalho n.5, com o tema “civis em operações de paz”, foi criado em setembro de 2021 e está sob a coordenação temporária de Eduarda Hamann. Integram o GT5 os seguintes colaboradores da REBRAPAZ: Alcides Vaz, Christiane Lima, Eduarda Hamann, Giulia Scortegagna, Gustavo de Carvalho, Henrique Garbino, Igor Barreto, João Valdetaro, Karla Ribeiro, Margarete Sobral, Rafael Gallo e Renata Giannini.