GT5. Civis em operações de paz / civilians in peace operations

Objetivo estratégico do GT5 (2021-2023):

Contribuir para a conscientização, no Brasil e entre brasileiros, sobre o trabalho de civis no pilar de paz e segurança da ONU, sobretudo em relação às operações de paz.

Projetos em andamento (2021-2022):

1. Exercício Viking 2022 (AGO 2021 – MAI 22)

Objetivos: (i) fomentar a integração entre os componentes militar, policial e civil; (ii) apoiar o treinamento de pessoal uniformizado brasileiros e de nações amigas para operações de paz; e (iii) reforçar/desenvolver habilidades de especialistas civis em diferentes níveis da carreira.

Descrição: Trata-se de participação inédita de civis brasileiros no maior exercício multidimensional de operações de paz do mundo. Pela segunda vez em mais de 20 anos, o Brasil é um dos países selecionados para a realização do Exercício que, aqui, será coordenado pelo Comando de Operações Terrestres (COTer), do Exército Brasileiro.

O engajamento da REBRAPAZ se deu por meio do GT5, por meio de quatro linhas de ação: (i) apoiar a coordenação do Exercício (com planejamento integrado e na própria condução integrada do Exercício); (ii) apoiar o pre-deployment training (conjuntos e só para civis); (iii) apoiar a elaboração de incidentes (conjuntos e só para civis); e (iv) identificar e selecionar jogadores para as diversas funções civis.

O Exercício Viking 2022 foi realizado entre os dias 31 de março e 07 de abril de 2022, em Brasília e em outras capitais, e foi oferecido um pre-deployment training nos dias 28, 29 e 30 de março.

2. Capacitação de civis

2.1 Curso sobre operações de paz para civis (em fase de planejamento)

2.2 Mini-curso sobre processo seletivo das Nações Unidas (temporariamente suspenso)

Objetivo: (i) divulgar conhecimento especializado; e (ii) aumentar as chances de ingresso no sistema de paz e segurança da ONU.

Descrição: Trata-se de mini-curso de 6h de duração com três módulos, a ser ofertado em três dias consecutivos (quinta, sexta e sábado). Os módulos são os seguintes: (i) Introdução às carreiras do Sistema ONU; (ii) Processo seletivo do Secretariado das Nações Unidas; e (iii) Preparação para a entrevista baseada em competências. Será realizado no primeiro semestre de 2022.

3. Elaboração de textos

Objetivo: produzir conhecimento analítico, com base científica, sobre civis em operações de paz e divulgá-lo no meio acadêmico por meio de textos, sejam artigos e/ou capítulos de livros.

Andamento: Entre abril e setembro de 2022, foram produzidos dois textos, ambos sobre a participação de civis no Exercício Viking22, a serem publicados na Coletânea da REBRAPAZ e em livro sobre operações de paz organizado pela PUC-Minas.

4. Realização de palestras em eventos ou cursos nacionais e internacionais

Objetivo: produzir conhecimento sobre civis em operações de paz e divulgá-lo por meio de palestras, em eventos ou cursos nacionais ou internacionais.

Andamento: ao longo de 2022, a coordenadora do GT5 fez diversas palestras sobre civis em operações de paz no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO), particularmente sobre dois assuntos: UN CIMIC, a partir da perspectiva civil, e sobre a atuação de civis em ambientes instáveis, inclusive em operações de paz. Ademais, fez-se apresentação sobre a participação de civis no Exercício Viking 22 em reunião da ALCOPAZ e na Conferência Anual da IAPTC.

Histórico e equipe

O Grupo de Trabalho n.5, com o tema “civis em operações de paz”, foi criado em setembro de 2021 e está sob a coordenação de Eduarda Hamann. Integram o GT5 os seguintes colaboradores da REBRAPAZ: Alcides Vaz, Camila Paiva, Christiane Lima, Eduarda Hamann, Fernanda Santos, Giulia Scortegagna, Gustavo de Carvalho, Henrique Garbino, Igor Barreto, João Valdetaro, Karla Ribeiro, Margarete Sobral, Rafael Gallo e Renata Giannini.