O GT5 foi criado em 2021, com o objetivo de contribuir para a conscientização, no Brasil e entre brasileiros, sobre o trabalho de civis no pilar de paz e segurança da ONU, sobretudo em relação às operações de paz.
Atividades em andamento (2024):
1. Capacitação
1.1. Capacitação de Civis para Operações de Paz (início do “piloto”)
Descrição: Depois de mais de 1 ano de planejamento e aprovações, com consultas a várias instituições, inclusive à própria REBRAPAZ, foi aprovada em 30 NOV 2023 a Portaria que cria o Estágio para Capacitação de Civis para Operações de Paz (ECCOP). O Estágio será conduzido pelo CCOPAB e é dedicado a civis que atuarão em função de staff officers. A edição pioneira, que ocorrerá em JUL 2024, conta com o apoio de colegas da REBRAPAZ (via GT5) desde o planejamento e assim continuará até a sua execução.
(ver a Portaria COTER/C Ex n.381, publicada em 30 NOV 2023, que “Cria o Estágio Setorial para Capacitação de Civis para Operações de Paz e estabelece as suas condições de funcionamento”)
1.2 Aulas em cursos e/ou estágios
Ao longo de 2024, já estão planejadas 3 aulas sobre civis em operações de paz e/ou sobre civis em contextos instáveis, sendo duas no CCOPAB (mar e jul) e uma na ECEME (out ou nov).
Atividades realizadas (2021-2023):
1. Capacitação
1.1 Exercício Viking 2022 (AGO 2021 – MAI 22)
Objetivos: (i) fomentar a integração entre os componentes militar, policial e civil; (ii) apoiar o treinamento de pessoal uniformizado brasileiros e de nações amigas para operações de paz; e (iii) reforçar/desenvolver habilidades de especialistas civis em diferentes níveis da carreira.
Descrição: Trata-se de participação inédita de civis brasileiros no maior exercício multidimensional de operações de paz do mundo. Pela segunda vez em mais de 20 anos, o Brasil é um dos países selecionados para a realização do Exercício que, aqui, será coordenado pelo Comando de Operações Terrestres (COTer), do Exército Brasileiro.
O engajamento da REBRAPAZ se deu por meio do GT5, por meio de quatro linhas de ação: (i) apoiar a coordenação do Exercício (com planejamento integrado e na própria condução integrada do Exercício); (ii) apoiar o pre-deployment training (conjuntos e só para civis); (iii) apoiar a elaboração de incidentes (conjuntos e só para civis); e (iv) identificar e selecionar jogadores para as diversas funções civis.
O Exercício Viking 2022 foi realizado entre os dias 31 de março e 07 de abril de 2022, em Brasília e em outras capitais, e foi oferecido um pre-deployment training nos dias 28, 29 e 30 de março.
1.2. Aulas em cursos e/ou estágios
Descrição: Em 2022 e 2023, foram ministradas aulas sobre civis em operações de paz em instituições educacionais militares, como a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) e a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO). As aulas versaram basicamente sobre dois assuntos: UN CIMIC a partir da perspectiva civil e a atuação de civis em operações de paz.
1.3 Mini-curso sobre processo seletivo das Nações Unidas (temporariamente suspenso)
Objetivo: (i) divulgar conhecimento especializado; e (ii) aumentar as chances de ingresso no sistema de paz e segurança da ONU.
Descrição: Trata-se de mini-curso de 6h de duração com três módulos, a ser ofertado em três dias consecutivos (quinta, sexta e sábado). Os módulos são os seguintes: (i) Introdução às carreiras do Sistema ONU; (ii) Processo seletivo do Secretariado das Nações Unidas; e (iii) Preparação para a entrevista baseada em competências. Será realizado no primeiro semestre de 2022.
2. Publicações
Objetivo: produzir conhecimento analítico, com base científica, sobre civis em operações de paz e divulgá-lo no meio acadêmico por meio de textos, sejam artigos e/ou capítulos de livros.
Descrição: Entre abril e setembro de 2022, foram produzidos dois textos sobre a participação de civis no Exercício Viking22. Ambos foram publicados em 2023, sendo um artigo na Coletânea da REBRAPAZ sobre o Viking22 e um capítulo de livro sobre operações de paz organizado pela PUC-Minas.
3. Seminários – palestras em eventos nacionais e internacionais
Objetivo: produzir conhecimento sobre civis em operações de paz e divulgá-lo por meio de palestras, em eventos ou cursos nacionais ou internacionais.
Descrição: Em 2022, fez-se uma apresentação sobre a participação de civis no Exercício Viking 22 na Assembleia Anual da ALCOPAZ (online) e na Conferência Anual da IAPTC (online). Em 2023, fez-se uma apresentação sobre civis em operações de paz na Assembleia Anual da ALCOPAZ, em Salvador.
Histórico e equipe
O GT5, com o tema “Civis em operações de paz”, foi criado em setembro de 2021 e está sob a coordenação de Eduarda Hamann. Integram o GT5 os seguintes colaboradores da REBRAPAZ: Alcides Vaz, Camila Paiva, Christiane Lima, Eduarda Hamann, Fernanda Santos, Giulia Scortegagna, Gustavo de Carvalho, Henrique Garbino, Igor Barreto, João Valdetaro, Karla Ribeiro, Margarete Sobral, Rafael Gallo e Renata Giannini.
