Os 25 anos da Agenda Mulheres, Paz e Segurança e os seus impactos nas operações de paz da ONU
Data e horário: 11 NOV 2025, das 9h às 16h30.
Local: 100% online
Inscrições: não há necessidade.
Transmissão ao vivo: canal da REBRAPAZ no YouTube.
PROGRAMA (das 9h às 16h30)
09h00-09h15: Abertura
09h15-10h45: Painel 1 – Perspectivas Teóricas da Agenda Mulheres, Paz e Segurança
- Desconstruindo a paz: uma análise pós-estruturalista da Agenda MPS nas Operações de Paz da ONU (Letícia Requião)
- Governança, integridade e diversidade: o papel do compliance na inclusão de mulheres nas Forças Armadas (Karla Pinhel, Flávia Jeanne e Douglas Angelo)
- Evidências científicas acerca da participação feminina na negociação de conflitos e na duração dos acordos em missões de paz: uma revisão sistemática (Angela Neves e Israel Alves)
- As teorias feministas de RI e o papel da mulher na manutenção da paz internacional (Blenda Lara)
- Moderação: Giovanna Zucatto (UERJ) / Mariana Carluccio (ECEME / REBRAPAZ)
10h45-11h00: Intervalo
11h00-12h15: Painel 2 – Desafios para a Manutenção da Paz e presença de atores fundamentais no cenário pós-conflito
- A contribuição essencial dos atores civis para a sustentabilidade das operações de paz (Felipe Vidal e José Almir da Luz)
- Ucrânia Pós-Conflito: Oportunidades ao Brasil em Operações Especiais em Missões de Paz, incluindo Mulheres Combatentes e Civis (Carlos Alexandre Klomfahs)
- O processo de desintegração, desarmamento e reintegração na Missão Observadora das Nações Unidas em Angola: uma análise da reintegração de ex-combatentes (Bruna Oliveira)
- Moderação: Daniel Rio Tinto (FGV / REBRAPAZ)
12h15-13h15: Almoço
13h15-14h45: Painel 3 – Transformações e Desafios na Participação das Mulheres em Operações de Paz
- A psicologia na Aegnda Mulheres, Paz e Segurança: relato da experiência de uma peacekeeper brasileira na MINUSTAH (Marcela Bezerra Dias)
- Mulheres em operações de paz: desafios sanitários e estratégias na República Centro-Africana (Renata Simões Barros Bothona)
- A Interseção entre Gênero e Adaptação Climática em Operações de Paz da ONU: O Papel das Mulheres na Resiliência Comunitária em Contextos Pós-Conflito – Estudo de Caso da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) e as Comunidades Locais (Ianque da Silva)
- Diversidade de Gênero nos Recursos Humanos nas Missões de Paz: A Participação Feminina nos Componentes Militares das Operações de Paz da ONU (Armando Alves)
- Moderação: Prof Dra Karla Pinhel (UniCuritiba / REBRAPAZ)
14h45-15h00: Intervalo
15h00-16h15: Capacidades e Performance em Operações de Paz
- Estratégias para a Contribuição Tecnológica do Brasil em Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU): Uma Abordagem Baseada na Expertise das Engenheiras Militares do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (Nina Figueira) –
- O Retorno Econômico da Participação do Brasil em Operações de Paz da ONU: um Estudo sob a Ótica do Smart Power (Henrique Ferreira)
- Entre a Missão de Paz e a Segurança Interna: A Aquisição dos Blindados PIRANHA pelo Corpo de Fuzileiros Navais e suas Implicações para a sociedade civil no Brasil (Liana Magalhães)
- Moderação: Letícia Simões (UniLaSalle / REBRAPAZ)
16h15-16h30: Encerramento
CHAMADA DE ARTIGOS E TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO
A Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) realizará o seu VIII Seminário de Pesquisa no dia 11 de novembro de 2025, em formato 100% virtual, a ser transmitido por seu canal no YouTube. Os interessados podem enviar RESUMOS de pesquisas, artigos e trabalhos e, se selecionados, terão a oportunidade de apresentá-los durante o Seminário. Os resumos aprovados poderão, posteriormente, serem desenvolvidos em formatos de artigos completos. Os artigos selecionados serão submetidos à avaliação para possível publicação na Revista do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).
TEMAS
Os resumos das pesquisas, artigos e trabalhos devem estar alinhados, direta ou indiretamente, com o Tema do IX Encontro Anual da REBRAPAZ: Os 25 anos da Agenda sobre Mulheres, Paz e Segurança e os seus impactos nas operações de paz da ONU.
O VIII Seminário de Pesquisa incentiva o envio de resumos sobre os seguintes temas (lista exemplificativa, não taxativa), alinhados com os Planos Nacionais de Ação brasileiros:
- Participação efetiva de mulheres brasileiras (militares, policiais e civis) em operações de paz, inclusive em posições de liderança;
- Envolvimento de mulheres locais (em situações de conflito e pós-conflito) nas atividades das operações de paz;
- Promoção dos objetivos da Agenda Mulheres, Paz e Segurança nas atividades relacionadas à manutenção e à consolidação da paz desempenhadas pelo Brasil;
- Inserção da Agenda Mulheres, Paz e Segurança na atuação diplomática do Brasil (Conselho de Segurança e/ou Assembleia Geral da ONU);
- Engajamento do Brasil na implementação da Agenda Mulheres, Paz e Segurança: expectativas sobre o novo Plano Nacional de Ação brasileiro;
- Mulheres e Clima nas operações de paz da ONU: uma agenda em ascensão.
Também serão aceitos resumos de pesquisas, artigos e trabalhos sobre os campos de estudo e de pesquisa da REBRAPAZ:
- Proteção de Civis (Grupo de Trabalho 1 – GT1);
- Assuntos Humanitários (Grupo de Trabalho 2 – GT2);
- Capacidades e Performance (Grupo de Trabalho 3 – GT3);
- Mulheres, Paz e Segurança (Grupo de Trabalho 4 – GT4);
- Civis em Operações de Paz (Grupo de Trabalho 5 – GT5);
- Policiais em Operações de Paz (Grupo de Trabalho 6 – GT6).
FORMATAÇÃO E ESTRUTURA
O resumo deve estar redigido em Microsoft Word, tamanho A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e sem espaçamento entre os parágrafos. Os parágrafos devem ser justificados. As margens direita e superior devem ter 2 cm, e as margens esquerda e inferior devem ter 3cm. As citações devem ser acompanhadas de notas bibliográficas em rodapé. Deve-se evitar o uso de op. cit., ibidem e idem nas notas bibliográficas, substituindo pelo nome da obra por extenso.
O resumo terá até 5 laudas, apresentando necessariamente os seguintes elementos:
- Título e subtítulo [se houver] em língua portuguesa, espanhol ou inglês;
- Nome do autor e coautor (se houver);
- Texto [devendo conter, no mínimo, justificativa, metodologia e considerações finais]; e
- Referências [somente as obras efetivamente citadas no texto devem constar das Referências, com informações completas].
SUBMISSÃO
Os resumos devem ser enviados por e-mail para a Coordenação de Pesquisa da REBRAPAZ (pesquisa.rebrapaz@gmail.com), com o assunto “VIII Seminário de Pesquisa da REBRAPAZ”. No corpo da mensagem devem constar o título, nome(s) do(s) autor(es), bem como o tema em que se encaixa a pesquisa (ver, acima, o item “Temas”). O nome do arquivo anexo, contendo o resumo submetido, deve ser: “Título do resumo – Seminário REBRAPAZ 2025″.
CRONOGRAMA
| ATIVIDADE | DATA |
|---|---|
| Prazo final para a submissão dos resumos | 15 de agosto de 2025 |
| Divulgação dos resumos selecionados para apresentação | 15 de setembro de 2025 |
| Realização do VIII Seminário de Pesquisa | 11 de novembro de 2025 |
DIVULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO
- A aprovação dos resumos será comunicada por e-mail e através do site da REBRAPAZ;
- Após o Seminário, os autores interessados poderão submeter a versão completa de seus trabalhos para avaliação e para uma eventual publicação na Revista do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB);
- A seleção para a Revista será feita por comissão editorial específica, conforme critérios a serem publicados oportunamente (por exemplo: originalidade, relevância, qualidade técnica e aderência ao escopo da Revista).
- Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos para publicação serão comunicados por email e deverão enviar a versão final dentro do prazo a ser estabelecido em comum acordo com o CCOPAB.
CERTIFICAÇÃO
A entrega de um certificado digital àqueles que participarem do Seminário ocorrerá mediante solicitação junto à equipe organizadora. O link para solicitação será enviado pelo chat do YouTube durante a realização dos painéis.
CONTATO
Para mais informações, acompanhe as redes sociais da REBRAPAZ e do LABPOP, confira o site da REBRAPAZ (www.rebrapaz.com) ou escreva para pesquisa.rebrapaz@gmail.com.
