VIII Encontro Anual

Data e horário: 07 NOV 2024, das 9h às 17h30.

Local: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro/RJ*

*O VIII Encontro Anual da REBRAPAZ será realizado de forma híbrida, com palestras preferencialmente na modalidade presencial, mas com a possibilidade de palestras por vídeoconferência.

Inscrições:
Presencial => preencher este formulário
Online => não há inscrição

Transmissão ao vivo: canal da REBRAPAZ no YouTube.

As operações de paz da ONU atravessam um cenário de profundas mudanças, que incluem: o possível esgotamento da era de missões de estabilização na África; o sucesso relativo de novos modelos de missão que envolvem menor quantidade de pessoal e recursos em locais de menor complexidade e/ou em conflitos de média intensidade; a mudança no perfil dos principais fiadores materiais e simbólicos das missões de paz nas próximas décadas (crescimento da China e papel hesitante e diminuto das grandes potências ocidentais), entre outros.

As lições ensinadas pela história dessas missões nos permitem afirmar que essas mudanças, mesmo que profundas, dificilmente decretarão o fim das operações de paz da ONU como um todo, ou mesmo que essas missões de paz deixarão de ser o mais visível instrumento da Organização para a manutenção da paz e da segurança internacionais. Conclui-se, portanto, que essa ferramenta – multilateral por excelência – mantém-se, no futuro próximo, como um importante lócus de projeção internacional para o Brasil e de desenvolvimento da vertente externa de nossa política de Defesa.

A participação do Brasil neste início de século foi visivelmente marcada pelo desdobramento de contingentes militares no Haiti (a MINUSTAH contou com mais de 36 mil militares brasileiros), no Líbano (a UNIFIL contou com cerca de 3.600 militares brasileiros) e no Timor Leste (a UNTAET e a UNMISET contaram com cerca de 900 militares brasileiros). Por isso, o não desdobramento de novos contingentes de tropas brasileiras para missões de paz da ONU em tempos recentes levanta questionamentos sobre a inserção do Brasil nesta agenda nas próximas décadas.

Nos últimos 15 anos, porém, uma nova faceta se consolida e passa a integrar o perfil do Brasil no pilar de paz e segurança da ONU, e nas operações de paz em particular, por pelo menos duas razões: primeiro, verifica-se uma crescente presença de militares brasileiros em postos de comando e liderança nas missões (mission leadership) e em funções estado-maior e, segundo, o Brasil se consolida como referência internacional no treinamento de peacekeepers (militares, policiais e civis), o que só fortalece a dimensão qualitativa da participação do Brasil nessas operações da ONU.

Há ainda um conjunto de lacunas que representam oportunidades para o aprofundamento do processo de qualificação da contribuição brasileira nas missões de paz da ONU, como, por exemplo, ocupação de funções por militares, policiais e civis no Departamento de Operações de Paz; maior conhecimento sobre o sistema de compras e contratações das missões de paz da ONU e do Secretariado da ONU em geral; desdobramento de unidades especializadas de engenharia (apoio às operações militares, trabalhos de infraestrutura e desminagem humanitária); e desdobramento de unidades especializadas de saúde.

Visando fomentar e contribuir para o aprofundamento deste debate sobre as oportunidades e os desafios para a qualificação da inserção do Brasil na agenda de paz e segurança das Nações Unidas, a Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) convida a todos para o seu VIII Encontro Anual, a ser realizado de maneira híbrida, em 7 de novembro de 2024, das 9h às 17h, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro/RJ, com transmissão ao vivo pelo canal da REBRAPAZ no YouTube (@rebrapaz).

O Encontro contará com a contribuição, na condição de palestrantes, de representantes de alto nível do MD, MRE, FFAA, academia e think tanks, que possuem larga e reconhecida experiência na temática em questão.

Como já é tradição, o Encontro Anual será precedido do VII Seminário de Pesquisa, a ser de forma 100% online, no dia 6 de novembro de 2024, das 9h às 17h (a confirmar), também sob a organização da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Os horários podem ser ligeiramente alterados, mas o local e as datas estão confirmados.

O VIII Encontro Anual da REBRAPAZ será estruturado em quatro painéis integrados por pesquisadores da Rede e especialistas convidados, com duração máxima de 90 minutos por Painel. Cada palestrante terá até 15 minutos para expor as suas ideias, podendo fazer uso de recurso audiovisual. Ao final, e por até 30 minutos, os palestrantes poderão reagir às perguntas e aos comentários dos participantes, colhidas junto à audiência local ou enviadas por meio do chat do YouTube durante as apresentações. Haverá intervalos de 15 minutos nos períodos da manhã e da tarde, além do almoço, com duração de 90 minutos.

O Encontro pretende atrair um público diverso, que inclui (e não está limitado a) militares, policiais, diplomatas, funcionários públicos brasileiros e internacionais, especialistas, pesquisadores, professores/instrutores, acadêmicos, e demais interessados na temática das operações de paz da ONU.

O VIII Encontro Anual da REBRAPAZ será realizado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro/RJ. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da REBRAPAZ no YouTube.

7 de novembro de 2024, das 9h às 17h30.

08h00-09h00   Credenciamento e recepção

09h00-09h15   Abertura

  • Gen Sassone (ECEME) – presencial
  • Dra Eduarda Hamann (FGV/REBRAPAZ) – presencial
  • Dr Guilherme Dias (PPGCM-ECEME/REBRAPAZ) – presencial

09h15-10h45   Painel 1 – As oportunidades das missões individuais

10h45-11h00   Intervalo

11h00-12h30   Painel 2 – Perspectivas sobre o lugar do Brasil no que vem pela frente

12h30-12h40   Foto Oficial (entrada principal da ECEME)

12h40-13h30   Almoço

13h30-14h00   Coffee break

14h00-15h30   Painel 3 – A aposta em contribuições especializadas

  • Capacitação e treinamento: Cel Adenir (CCOPAB) – virtual
  • Uso de drones: Cel Eduardo Valle (UNIFA) – virtual
  • Neutralização de Artefatos Explosivos (EOD): Cel Aquino (ECEME) – presencial
    Moderação: Dra Eduarda Hamann (FGV/REBRAPAZ) – presencial

15h30-15h45   Intervalo

15h45-17h15   Painel 4 – Brasileiros na ONU

17h15-17h30     Encerramento

  • Dr Daniel Rio Tinto (FGV/REBRAPAZ) – presencial
  • Dr Hélio Caetano (PPGCM-ECEME) – presencial
  • Cel Alexandre Moreira (IMM-ECEME) – presencial

A entrega de um certificado digital àqueles que participaram do Encontro ocorrerá mediante solicitação junto à equipe organizadora. O link para solicitação será disponibilizado para os participantes presentes e enviado pelo chat do YouTube durante a realização dos painéis.

Para mais informações, acompanhe as redes sociais da REBRAPAZ (Instagram e Facebook: @rebrapaz), confira o nosso site (www.rebrapaz.com) ou escreva para contato@rebrapaz.com.


Short bios de palestrantes e moderadores: