V Seminário de Pesquisa da REBRAPAZ

A fragilidade e o futuro das Operações de Paz da ONU diante das recentes mudanças na Ordem Global

Evento online, 09 de novembro de 2022

CHAMADA DE ARTIGOS E TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO

A Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) realizará o seu V Seminário de Pesquisa no dia 09 de novembro de 2022, em formato virtual, das 09 às 17h, no canal do YouTube da REBRAPAZ, e convida os interessados a enviar o resumo de suas pesquisas. Os selecionados apresentarão suas pesquisas durante o Seminário e, em 2023, terão seus artigos avaliados para publicação na Revista do CCOPAB.

1. TEMA DO EVENTO

Os resumos das pesquisas devem estar alinhados, direta ou indiretamente, com o tema do nosso VI Encontro Anual da REBRAPAZ: “A fragilidade e o futuro das Operações de Paz da ONU diante das recentes mudanças na Ordem Global”.

Nesta quinta edição, o Seminário de Pesquisa receberá artigos sobre temas:

  1. De que forma as crises globais em curso, potencializadas pela nova situação geopolítica e a evidente escassez financeira, intensificam o processo de fragilização das operações de paz da ONU no mundo pós-pandemia?
  2. Quais são as consequências das transformações globais para a efetividade do multilateralismo e de seus instrumentos institucionais em lidar com problemas de paz e segurança internacional?
  3. Diante da crise do multilateralismo e de uma possível redistribuição de influência política na arena global entre as três grandes potências (EUA, China e Rússia), que tipo de papel pode e deve assumir o Brasil?
  4. Que iniciativas, ideias e valores o Brasil pode agregar no ano em que celebra os 200 anos de independência e no biênio em que atua como membro não-permanente do Conselho de Segurança?
  5. Reflexões sobre os campos de estudo e de pesquisa da REBRAPAZ:
    • Proteção de Civis (Grupo de Trabalho 1 – GT1)
    • Normas e Doutrinas (Grupo de Trabalho 2 – GT2)
    • Capacidades e Performance (Grupo de Trabalho 3 – GT3)
    • Mulheres, Paz e Segurança (Grupo de Trabalho 4 – GT4)
    • Civis em Operações de Paz (Grupo de Trabalho 5 – GT5)

2. FORMATAÇÃO E ESTRUTURA

O texto deve ser redigido no Microsoft Word, tamanho A4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e sem espaçamento entre os parágrafos. Os parágrafos devem ser justificados. As margens direita e superior devem ter 2 cm, e as margens esquerda e inferior devem ter 3cm. As citações devem ser acompanhadas de notas bibliográficas em rodapé. Deve-se evitar o uso de op. cit., ibidem e idem nas notas bibliográficas, substituindo pelo nome da obra por extenso.

O resumo terá até 5 laudas, apresentando necessariamente os seguintes elementos:

  • Título e subtítulo [se houver] em língua portuguesa, espanhol ou inglês;
  • Nome do autor e coautor (se houver);
  • Texto [devendo conter, no mínimo, justificativa, metodologia e considerações finais]; e
  • Referências [somente as obras efetivamente citadas no texto devem constar das Referências, com informações completas].

3. SUBMISSÃO

Os textos deverão ser enviados por e-mail para a Coordenação de Pesquisa da REBRAPAZ (pesquisa.rebrapaz@gmail.com), com o assunto “V Seminário de Pesquisa da REBRAPAZ”. No corpo da mensagem devem constar o título, nome(s) do(s) autor(es), bem como o tema em que se encaixa a pesquisa (ver item 1 – Tema). O nome do arquivo anexo, contendo o resumo submetido para o evento, deve ser: “Título do resumo – Seminário REBRAPAZ 2022”.

4. CRONOGRAMA

ATIVIDADEDATA
Submissão dos resumos14 de outubro de 2022
Divulgação dos resumos selecionados28 de outubro de 2022
Realização do Seminário de Pesquisa09 de novembro de 2022

5. SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os organizadores do V Seminário de Pesquisa da REBRAPAZ são responsáveis pela seleção e eventual adequação do material enviado. Os resumos selecionados serão apresentados por um de seus autores e debatidos nos painéis do V Seminário de Pesquisa da REBRAPAZ, a ser realizado no dia 09 de novembro de 2022.

Cada apresentação terá a duração de até 15 minutos. Todos os painéis serão compostos por até 4 apresentadores(as) de trabalhos e por até 2 debatedores(as) que, além de comentar os trabalhos, terão a função de coordenar as atividades da mesa. Os painéis terão a duração total de até 2 horas e deverão prever pelo menos 30 minutos para debate aberto, após as apresentações e os comentários do debatedor.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou não contemplados nesta chamada serão analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora do V Seminário de Pesquisa da REBRAPAZ.

Para mais detalhes e informações, favor escrever para pesquisa.rebrapaz@gmail.com.

Clique AQUI para baixar a CHAMADA DE ARTIGOS E TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO.